sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Que saudades de Joanna ...

Certamente, como mulheres, seguimos exemplos (ou não, como diria Caê) das mulheres que nos são mais próximas, nossas mães e avós. E são elas as mulheres que, indiscutivelmente, nos deixam as maiores saudades. No meu caso, minha mãe é presença constante e muito do que ela é ou transmitiu faz parte do meu dia a dia e é o que, provavelmente, transmitirei aos meus filhos quando os tiver. A mãe dela é a pessoa da qual mais sinto falta nesse mundo e é à memória dela que dedico este primeiro post do Gata Garota. É essa moça da foto, tirada no dia do aniversário de 35 anos, em 1941, na época em que era uma gata garota. Perceba quanto estilo e elegância. Devia estar indo encontrar a galera para comemorar.

Convivemos dia e noite, por 14 anos. A tive como uma mãe mais velha. Quando "papai do céu levou a vó" (palavras de minha mãe ao dar a notícia em uma manhã de segunda-feira, 29/11/1993), meu mundo caiu, igual ao de Maysa. Nascida em 23/10/1906, mesmo dia em que Santos Dumont levantou o primeiro voo do 14 Bis e fez história, Joanninha era pequenininha, magrinha e uma queridinha (teimosinha também). 

Certa vez ouvi meu pai dizer que era "uma santa". Meu irmão, mais velho, tinha por hobby atentar a velhinha e eu era a fiel escudeira da vovó. "Que menino impertinente", dizia ela. Me divirto lembrando de "bordões" como este, de como ela gostava de comer banana e do quanto ficava incomodada, já bem velhinha, no inverno, de ver na televisão cenas de novelas, reportagens ou propagandas com pessoas se divertindo nas águas de uma bela praia. "Como pode entrar na água nesse frio!, Jesus!?", toda encolhidinha, esfregando as mãos, sob uma temperatura de não mais do que 5ºC dentro do apartamento. Era minha vó Joanna. Que saudades dessa mulher...

Como se não bastasse a vontade de que ainda estivesse aqui, há algum tempo a moda me faz lembrar dela todos os dias, quando vejo belos peep toes em pés e vitrines. Minha vó usava um modelinho marrom, de salto anabela não muito alto. (infelizmente não encontrei uma foto para mostrar). Para mim, era sapato de vó. Quando voltaram à moda com mais força, tinha aquela impressão de que não eram para mim. Foram ficando cada vez mais modernos, estilosos e coloridos. Hoje acho-os lindos e tenho vontade de ter todos, ou quase. Um dos primeiros modelos que comprei foi marrom, de salto anabela, só que bem mais alto do que o da vó Joanna.

Porta-treco


A imagem do cabeçalho foi tirada de uma propaganda da pasta de dente Gessy, impressa na contracapa da Revista do Rádio (foto) nº 209, de 8 de setembro de 1953. Na capa, como descreve a edição, "Isaurinha Garcia, a grande atração feminina do rádio paulista". Pertencia a minha vó Joanna Pacheco dos Santos.
E para você, que mulher deixou muitas saudades?

Caroletz

2 comentários:

  1. Bem-vinda, gata garota! Mtos anos luz de vida e que faça e aconteça! =D =D Bjos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. All Dream, agradecemos os votos. Se vierem junto com toda a vibração do seu sucesso, meu amigo, o blog tem futuro garantido. Xoxo pra vc.

    ResponderExcluir