sábado, 16 de outubro de 2010

Mulheres do Paraná, o câncer de mama está atrás de nós

Jardim Botânico, em Curitiba, iluminado para o Outubro Rosa, mês de atividades dirigidas à prevenção ao câncer de mama em todo país.
Você sabia que o Paraná, assim como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, é onde o câncer de mama fará mais vítimas nos próximos anos? Segundo estimativa do Incidência de Câncer no Brasil 2010-2011, documento produzido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país terá 500 mil novos casos de câncer por ano, sendo 49.240 mil relativos aos tumores de mama - principalmente nos estados citados. A doença é responsável por 11 mil óbitos por ano e é o tumor que mais mata entre as mulheres.

Por que nesses quatro estados os riscos são maiores? Será que nos cuidamos menos, algum tipo de comportamento específico? Ainda não sei. Mas não são os números que importam, porque não é uma competição. O importante é que a gente tem que se cuidar para, se acaso ele chegar, estarmos prontas e ainda fortes para combater esse mal. A detecção precoce pode reduzir a mortalidade em até 30%, segundo os especialistas. Graças a Deus não venho de uma família com histórico de câncer de mama, mas, mesmo assim, faço meu autoexame sempre que estou em período pré e pós menstruação, que são fases mais fáceis de identificar qualquer alteração nas mamas.

Para mulheres de 50 a 69 anos, o Inca recomenda que façam o exame a cada dois anos. O controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, também são formas de prevenir o câncer de mama. Além disso, a terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.


Fique ligada!!!

Caroletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário