quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Uma noite com quatro rapazes e várias devassas


Esta semana fui na inauguração da primeira Cervejaria Devassa de Curitiba, na Praça da Espanha. Eu e mais quatro jornalistas, um deles meu namorado, nos acomodamos em uma mesinha no segundo piso da casa, que encheu muuuuuuuuuuito conforme as horas se passavam. Gostei do lugar, a decoração ficou um chuchu, bem no estilo do rótulo que eu adoooooooro da Devassa. Já tinha ido em uma do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, à beira-mar, há uns dois anos. Mas naquela ocasião não bebi cerveja.

Quem me conhece bem sabe que eu não tenho o costume de acompanhar na cerveja. Das poucas vezes que bebi, foi da escura, como a Boemia, e olhe lá. Este ano acompanhei mais de perto o mundo das cervejas especiais e, aí sim, conheci o que é cerveja de verdade, para apreciar e entender o que as cervejas têm a oferecer, da mesma maneira que aprecio os vinhos. Ainda prefiro as negras, do tipo Stout e Dunkel, e das ruivas, tipo Ale.

Mas, nesta inauguração, tive o prazer de ser apresentada ao chope Sarará, do tipo Weiss. Ele é feito de malte de trigo e de cevada. As notas de banana e cravo são bastante evidentes e fazem dela uma bebida muito refrescante. Ela é clara, porém mais turva que as Pilsen. Por não ser filtrada, é de baixíssimo amargor. A dica dos especialistas em cervejas especiais é servir a Sarará entre 3 e 5º C, acompanhando pratos apimentados e petiscos, como bolinho de bacalhau, mandioca e batata frita.

A Índia foi a única que não experimentei. Fiquei tão encantada com a Sarará que fiquei só com ela e esqueci da pretinha Pale Ale. Fica para a próxima.

Só não reparei se a Paris Hilton apareceu por lá. Alguém a viu?

...
A Cervejaria Devassa fica na Rua Fernando Simas, 71, Batel (Praça da Espanha). www.devassa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário