terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Você conhece a Maria da Penha?

Há alguns anos se fala sobre a lei Maria da Penha, sancionada em 2006 pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, mas nunca tinha visto a "Maria da Penha pessoa" dando entrevista na televisão.

Apesar de eu ser jornalista e, na maioria das vezes, as pessoas acharem que eu devo saber de tudo, seja do presente ou passado (e às vezes até projeções para o futuro), nunca precisei ou me liguei em pesquisar sobre ela.

Pois ela veio até mim, e a um tantão de brasileiros, na verdade ela participou do programa Altas Horas, da Rede Globo, do último sábado, no qual foi falado sobre sua história e a violência contra as mulheres antes e depois da lei que leva seu nome. Ela foi muito aplaudida, inclusive de pé, pena que tenha sido nestas circunstâncias.

Em 1983 o ex-marido de Maria da Penha, o professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes: na primeira vez atirou nas costas dela, deixando-a paraplégica, e, na segunda, tentou eletrocutá-la. Somente então Maria criou coragem e se separou. Ele foi preso, condenado a oito anos de prisão, mas, por meio de recursos jurídicos, ficou preso apenas dois.

Segue o vídeo da participação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário