terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vídeo da CNN mostra falta de conhecimento cultural de americanos

Quem é o cantô?

Hoje o Gata Garota abre espaço para a colaboradora Mariana Gazal, designer e professora de inglês, curitibana, que já morou nos Estados Unidos e conheceu no dia a dia várias características deste povo. Com base em um vídeo da CNN, que reforça a imagem que o mundo tem sobre os americanos, de que não conhecem nada além de sua própria cultura, ela faz uma crítica à falta de conhecimento cultural e geográfico dos americanos quando se trata de assuntos extra-EUA.

Sou uma pessoa que defende os Estados Unidos quando dizem que eles são todos gordos e só comem Mc Donald´s (mesmo porque lá, quem come Mc Donald´s é a parte mais pobre do país). Mas tem algumas coisas que realmente são dignas de crítica. Por exemplo, a falta de noção geográfica e cultural que eles demonstram publicamente e, ainda, cheios de graça.

Pergunte a qualquer americano onde fica o Brasil ou que língua falamos e eles. Provavelmente, dirão que ficamos na Argentina e falamos espanhol. Clássico! Sem contar que, pra eles, nossa capital é o Rio de Janeiro e isso foi inclusive usado em um filme -- Eu sei o que vocês fizeram no verão passado --, quando um grupo de jovens ganha uma viagem depois de responder uma a pergunta Qual é a capital do Brasil?, feita por uma rádio.
 

Mas pergunte também onde fica a França ou por que o Pearl Harbor é um lugar famoso no Hawaii, e eles não saberão responder ou darão respostas tão estúpidas quanto as relacionadas ao Brasil.

Pra confirmar isso, assista ao vídeo, criado e divulgado pela CNN, e comprove.



P.S: É claro que se você conversar com os poucos americanos que são viajados, têm interesse por geopolítica, trabalham com notícias ou algo do tipo, eles lhe darão respostas mais inteligentes, mas a verdade é que os americanos, na sua maioria ignorante, que acham que são os donos do mundo, são muito burros.

Mariana Gazal

Nenhum comentário:

Postar um comentário